mecanica
O líquido penetrante é aplicado com pincel, pistola, com lata de aerossol ou mesmo por imersão da peça no tanque contendo o líquido, aguarda-se um certo tempo para que ocorra a penetração. Este método está baseado no fenômeno da capilaridade, que é o poder de penetração de um líquido em áreas extremamente pequenas devido a sua baixa tensão superficial. O poder de penetração é uma característica muito importante uma vez que a sensibilidade do ensaio é extremamente dependente do mesmo.
Efetua-se a remoção deste penetrante da superfície por meio de lavagem com água ou remoção com solventes.
A aplicação de um revelador (pó branco) irá mostrar a localização das descontinuidades superficiais com precisão e grande simplicidade, embora suas dimensões sejam ligeiramente ampliadas.
Descontinuidades em materiais fundidos tais como gota fria, trinca de tensão provocada por processos de têmpera ou revenimento, descontinuidades de fabricação ou de processo tais como trincas, costuras, dupla laminação, sobreposição de material. Trincas provocadas pela usinagem, fadiga do material ou mesmo corrosão sob tensão, também podem ser facilmente detectadas pelo método de Líquido Penetrante.
O ensaio por Líquido Penetrante (LP) é utilizado unicamente para detectar descontinuidades que estejam abertas para a superfície, como trincas, dobras, poros, etc. Consiste em um método de simples aplicação.
Ilustração do ensaio por Líquido Penetrante
1 - Introdução
Os ensaios não destrutivos são muito utilizados para a avaliação da integridade de peças e equipamentos,