mecanica
Resumo—O estudo de escoamentos externos é de particular importância para a engenharia, na análise do escoamento do ar em torno dos vários componentes de uma aeronave, entretanto, escoamentos externos são também observados: o no escoamento de um fluido em torno das pás de turbinas; o em torno de automóveis, edificações, estádios esportivos, pilares de pontes; o no projeto das chaminés industriais e gotículas de pulverização, o no projeto de submarinos, previsão da sedimentação de rios, glóbulos vermelhos do sangue, e outros.
SAbendo que a força total que age em um volume de controle se origina de basicamente três forças, que são
Força de Campo, que é devido à gravidade, sendo essa força proporcional a superfície de contato, Força Normal a superfície de controle, que é devido à pressão, e a Força paralela a superfície do volume de controle, que é devido às tensões viscosas de cisalhamento na superfície, analisaremos essa última com mais detalhes. Para esse estudo temos que lembrar que viscosidade é a propriedade do fluido que causa tensões de cisalhamento quando há movimento, é também um meio pelo qual se desenvolvem irreversibilidades ou perdas, sem viscosidade não há resistência num fluido. As forças viscosas surgem no escoamento próximo à fronteira sólida numa região chamada camada limite, que é um dos principais objetos de estudo desse relatório, fazendo parte dos efeitos viscosos e térmicos.
Figura 1. Escoamento de Stokes, da esquerda para a direita, por um cilindro circular (Re = 0,16).
Um fluido é uma substancia que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento não importando o quanto pequena possa ser essa tensão. Uma força de cisalhamento é a componente tangencial da força que age sobre