Mecanica
MEDIÇÃO DE ROSCAS
11.1 GEOMETRIA DE ROSCAS
São 5 ( cinco ) os elementos principais que definem uma rosca cilíndrica ( veja a figura 11.1, letras minúsculas para o parafuso, maiúsculas para a porca ), ou seja: diâmetro externo d, D; diâmetro do núcleo d1, D1; diâmetro de flancos d2, D2; passo h; ângulo de flancos α, sendo os semi-ângulos de flancos α1 e α2.
Na figura 11.1a, encontram-se estes elementos desenhados num corte axial que passa pelo eixo da rosca. Apenas neste plano aparecem os flancos da rosca como retas, sem distorção. Para roscas cônicas, outro parâmetro importante é a conicidade da rosca. Os elementos de uma rosca métrica cônica podem ser identificados na figura 11.2. Para a medição de roscas o diâmetro de flancos é de máxima importância. É definido como a distância ( medida perpendicularmente ao eixo da rosca ) dos dois flancos opostos, medida nos pontos A ( figura 11.1a ) que se encontram na linha central ( na metade ) dos flancos de um perfil teórico completo ( pontiagudo, com profundidade t na figura 11.1.a). Na figura 11.1a ficam esclarecidos também outros elementos adicionais da rosca: - a profundidade t do perfil teórico ( definindo as grandezas t/2 em relação à linha central dos flancos ); - a profundidade t1 da rosca ( tanto para o parafuso como para a porca ); - a profundidade t2 do assento, ou seja, da sobreposição dos flancos do parafuso e porca; - os arrendondamentos do perfil. Além dos elementos de rosca mencionados, usam-se ainda, as seguintes grandezas calculadas: - as folgas, sendo: a folga nas pontas do diâmetro externo a folga nas pontas do diâmetro do núcleo a folga nos flancos a = (1/2) . (D - d) b = (1/2) . (D1 - d1) s = (1/2) . (D2 - d2)
1
- o ângulo de avanço ∅, sendo
tg ∅ = h/(d2)
ou, para os ângulos pequenos, quando a tangente fica substituída por ângulos em radianos. ∅ (graus) = 18,25 (h/d2) Em construção de máquinas usam-se roscas de vários perfis: roscas métricas, roscas Whitworth, Edison,