MECANICA E MOTORES
• Arranque do trator;
• Mudanças de marcha;
• Funcionamento independente do motor;
CAIXA DE MARCHA: Essa caixa serve para determinar a velocidade de deslocamento do trator e aumentar o conjugado de força desenvolvido pelo motor, o que se ganha em velocidade, perde-se em força, e o que se ganha em força, perde-se em velocidade. Possibilita uma identidade de características operacionais entre o motor e o rodado, como:
• Obter uma adequada velocidade de avanço;
• Obter um torque no rodado necessário em certas operações;
• Obter mudança no sentido de deslocamento;
DIFERENCIAL: É um órgão que transmite o movimento do motor, modificado pela caixa de mudanças de marchas, para as rodas motrizes do trator envolvendo uma redução proporcional de velocidade. A principal função do diferencial é a de diferenciar a rotação entre as duas rodas motrizes, traseiras ou dianteiras, sob certas circunstâncias como curvas e desníveis do terreno. O diferencial consta de um pinhão e de uma coroa que, além de produzirem uma redução de velocidade, permitem uma mudança de direção de 90º na árvore de transmissão de movimento.
BLOQUEIO DO DIFERENCIAL: A maioria dos tratores é equipada com bloqueio do diferencial, cuja função é eliminar seu efeito, igualando o giro das rodas quando uma delas perde aderência com o solo em patinagem. O acionamento do bloqueio do diferencial pode ser mecânico ou eletro hidráulico. No acionamento mecânico, para utilizar o bloqueio, pare o trator e acione o pedal para baixo até sentir que o dispositivo ficou engatado. A tração desigual entre as rodas mantém o bloqueio do diferencial engrenado. Na maioria dos tratores o bloqueio soltar-se-á automaticamente logo que a tração for equivalente nas duas rodas