mecanica quantica
Há pouco mais de cem anos, o físico Max Planck, considerado conservador, tentando compreender a energia irradiada pelo espectro da radiação térmica, expressa como ondas eletromagnéticas produzidas por qualquer organismo emissor de calor a uma temperatura x, chegou, depois de muitas experiências e cálculos, à revolucionária “constante de Planck”, que subverteu os princípios da física clássica.
A Física Quântica ou Mecânica Quântica obtém sucesso no estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, tais como: moléculas, átomos, elétrons, prótons e de outras partículas subatômicas, embora também possa descrever fenômenos macroscópicos em diversos casos.
DESENVOLVIMENTO
Por ser um exelente aluno, aos 21 anos, Max Planck obteve o grau de doutor. Embora tivesse um grande talento para a música, escolheu estudar física e Permaneceu trabalhando até sua aposentadoria em 1926. A partir de varios estudos, ele focou no problema da distribuição de energia no espectro de radiação total. Levando em conta as teorias clássicas, a Energia emitida por um corpo que não reflete luz (objeto teórico conhecido como Corpo Negro) deveria variar na mesma proporção da temperatura. Na prática, não era isso que acontecia. Planck foi capaz de deduzir a relação entre a energia e a frequência da radiação. Em um artigo publicado em 1900, ele anunciou essa relação:
E=h.f
O início da trajetória da Física ou Mecânica Quântica, que estuda os eventos que transcorrem nas camadas atômicas e sub-atômicas, ou seja, entre as moléculas, átomos, elétrons, prótons, pósitrons, e outras partículas. Planck criou uma fórmula que se interpunha justamente entre a Lei de Wien – para baixas frequências – e a Lei de Rayleight – para altas frequências -, ao contrário das experiências tentadas até então por outros estudiosos. A teoria quântica fornece descrições precisas para muitos fenômenos