Mecanica quantica
Introdução
O impacto que tem sido a descoberta da mecânica quântica em nossa vida diária é tão formidável que é possível pensar que os cientistas que contribuíram para seu desenvolvimento são as pessoas mais influentes em nossas vidas hoje. Nomes desconhecidos, como Bohr, Heisenberg, Schrödinger, Pauli, Bardeen, Oppenheimer,
Gabor, Schockley, Brattain, Roentgen, Dirac, etc. E o único bem conhecido Einstein mudarão o mundo completamente.
No início do século XX ocorreu em todo o mundo uma revolução científica no campo da física, que respondeu às preocupações do homem para conhecer a estrutura da matéria, ou seja, conhecer seus componentes primários. Os antigos gregos pensavam que era composta por pequenas esferas que eles chamavam de átomos.
Mas até então era apenas um palpite. A descoberta de raios X permitiu ter a primeira evidência de sua existência.
Nas primeiras décadas do século passado foram realizados vários experimentos para elucidar muitas questões sobre a natureza dos átomos e seus constituintes.
Estas experiências gerarão uma grande quantidade de dados. No entanto, a coleção de resultados experimentais não é um trabalho científico suficiente. A mecânica quântica é a teoria que permitiu pela primeira vez entender o mundo microscópico da matéria, é aquele de átomos.
Cada dia estamos em contato com a mecânica quântica através dos transistores, computadores, sensores, relógios, telefones, aviões, carros, lasers, raios X, ressonância magnética etc. O mundo moderno está invadido por essas invenções e descobertas, que são uma consequência direta da mecânica quântica e do trabalho de físicos com nomes muitas vezes desconhecidos. A existência destes dispositivos e aparelhos é considerada tão natural como o ar que respiramos. Imaginar um
1
mundo sem esses avanços tecnológicos é quase impossível.
A mecânica quântica não só permitiu a compreensão dos átomos, mas também introduziu um novo universo de conceitos e