mecanica eletrica
Fontes renováveis, como a força das águas, dos ventos ou a energia do sol e recursos fosseis, estão entre os combustíveis usados para a geração de energia elétrica. Por meio de turbinas e geradores podemos transformar outras formas de energia, como a mecânica e a química, em eletricidade.
Hidráulica
O fluxo das águas é o combustível de geração a partir da fonte hidráulica. Para aproveitar a queda d´água de um rio.
As obras de uma usina hidrelétrica incluem o desvio do recurso do rio e a formação do reservatório. A água do rio movimenta as turbinas que estão ligadas a geradores, possibilitando a conversão de energia mecânica em elétrica.
A água é um recurso natural mais abundante do planeta. Estima-se que o potencial hidráulico do Brasil seja da ordem de 260 GW – segundo dados do atlas de energia elétrica do Brasil, Aneel, 2008.
A primeira hidrelétrica do mundo foi construída no final do século XIX, junto as quedas d´água das cataratas do Niágara, na América do Norte. No mesmo período, o Brasil construiu sua primeira hidrelétrica, no município de Diamantina (MG), utilizando as águas do ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinhonha. Essa hidrelétrica possui 0,5 megawatt (MW) de potencia e linha de transmissão de dois quilômetros de extensão.
Cem anos depois, a potencia instalada das usinas aumentou exponencialmente. Concluída em maio de 2006, a hidrelétrica de Três Gargantas, na China, é hoje a maior hidrelétrica do mundo.
Com uma capacidade de geração total de 22.500 MW, ela superou Itaipu Binacional, a maior até então, com capacidade e 14.000 MW.
A potencia instalada determinada se a usina é de grande ou médio porte ou uma pequena central hidrelétrica (PCH). A agencia nacional de energia elétrica (Aneel) adota três classificações:
-Centrais