Mecanica dos solos
Introdução e conceitos
-Solo é a superfície inconsolidada da crosta terrestre. -Solo: camada viva que recobre a superfície da terra, em evolução permanente, por meio da alteração das rochas e de processos pedogenéticos comandados por agentes físicos, biológicos e químicos. - Constituído por camadas que diferem pela natureza física, química, mineralógica e biológica. - Desenvolve-se pela influência do clima e da atividade biológica. - As características do solo são adquiridas lentamente à medida que os processos evoluem e as propriedades dinâmicas do solo são gradativas. - A água mantém os processos intempéricos e favorece o surgimento de micro-organismos.
Formação do solo
Rocha recém exposta
Solo jovem raso
Solo intermediário
Solo maduro
Solo
Rocha alterada
Rocha
Fatores de formação dos solos
Pedogênese: processo de formação dos solos. Os fatores de formação do solo são:
Material de origem
É o material intemperizado, de natureza mineral que deu origem aos solos por processos intempéricos. Esse material pode já ter sofrido transporte e deposição, o que é muito comum nas condições de clima tropical.
O material de origem é constituído por minerais com diferentes graus de suscetibilidade ao processo de intemperismo o qual pode ser físico, químico e biológico. Ele pode estar relacionado com vários atributos do solo: químico, granulométrico, morfológico e mineralógico.
Solo proveniente de uma rocha ígnea extrusiva (Latossolo Vermelho-Amarelo)
Solo proveniente de uma rocha sedimentar (Neossolo Quartzarênico)
Clima
Os elementos do clima, cuja a atuação sobre a pedogênese é mais direta, são: radiação solar (calor), precipitação pluvial (água) e pressão atmosférica (vento). O calor influi diretamente nas atividades das reações químicas e processos biológicos que ocorrem no perfil do solo.
Clima
• A água promove a reação de hidrólise (ataque de íons H+ à estrutura de minerais, com conseqüente