Mecanica dos solos
Visita à obra do metrô
Estação Eucaliptos linha 5- lilás
Dados da obra
*Estação Eucaliptos- Linha 5- Lilás *Localização: Avenida Ibirapuera, Moema (em frente ao shopping Ibirapuera) *Empresa responsável pela obra dessa estação: TIISA *Engenheiro chefe da obra: Damasco Pena *Empresa contratada para executar a fundação: Tecnogeo O acompanhamento da visita foi feito pelo diretor de técnica comercial Pedro Paulo, e, pelo diretor da obra de fundação e produção Rodolfo Araújo, ambos da empresa tecnogeo.
Imagem retirada do site da Tiisa
http://www.tiisa.com.br/destaques/metro-sp-linha-5-lilas
Contenção Utilizada
*Todo tipo de fundação utilizada depende da sondagem efetuada no solo, e é decidida após a análise em laboratório. *No local, estão sendo feitas paredes diafragmas, onde a escavação do solo é efetuada por nível, e, a cada nível que se desce, são presas placas de concreto modulado. Ou seja, quando um nível é inteiramente escavado, fazem-se perfurações paralelas ao solo, por onde entram grandes tirantes. A partir daí, é jogado cimento nesses profundos buracos, mantendo os tirantes fixos e as placas de concreto seguras pelos mesmos.
Contenção Utilizada
*No canteiro de obra, o buraco onde está sendo feito todo esse trabalho possui uma extensão de aproximadamente 150m por 25m, e está previsto para serem utilizados 1100 tirantes para conter todo esse vão junto às placas pré moldadas de concreto *No local, já foram escavados 15m, ou seja, 3 níveis de terra já foram retirados, faltando ainda uma média de mais 3 níveis de escavação, podendo-se chegar a 29m de profundidade aproximadamente.
O lençol freático na região
*No terreno há a presença de muita água, com isso houve a necessidade de fazer um rebaixamento no lençol freático, de aproximadamente 40m de profundidade. *Enquanto estava sendo feita a visita, pôde ser observado um teste de umidade do solo, através de uma perfuração com um piezômetro (instrumento desenvolvido para