Mecanica dos fluidos
SÉRIE: 3º semestre
CURSO: Hidrostática e Calorimetria
LEME - 2014
Escoamento de fluidos
O que é?
Os fluidos podem ser divididos em líquidos e gases, como o ar que respiramos, a água que chega em nossas casas por tubulações, entre outros. A mecânica dos fluidos lida com o comportamento dos fluidos em repouso ou em movimento. O escoamento dos fluídos é complexo e nem sempre sujeito à análise matemática exata. O escoamento de fluidos pode ser permanente (estável) ou não-permanente (instável); uniforme ou não-uniforme (variado); laminar ou turbulento; uni ou dimensional; rotacional ou irrotacional.
Tipos de escoamento
O escoamento unidimensional de um fluido incompressível ocorre quando a direção e a intensidade da velocidade é a mesma para todos os pontos.
O escoamento bidimensional ocorre quando as partículas do fluído se movem em planos ou em planos paralelos e, suas trajetórias são idênticas em cada plano. As grandezas do escoamento variam em 2 dimensões.
Quanto à direção da trajetória:
Escoamento laminar: as partículas de um fluido movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas cada uma delas preservando sua característica no meio; é também conhecido como escoamento lamelar ou tranquilo.
Escoamento turbulento: Ocorre quando as partículas de um fluido não movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, ou seja são curvilíneas e irregulares. Elas se entrecruzam, formando uma série de minúsculos remoinhos.
Quanto à variação no tempo:
Escoamento permanente: Neste tipo, a velocidade e a pressão em determinado ponto, não variam com o tempo. A velocidade e a pressão podem variar, mas são constantes em cada ponto imóvel do espaço, a qualquer tempo; a corrente fluida é “estável”.
Escoamento não permanente: Neste caso, a velocidade e a pressão, em determinado ponto, variam com o tempo. Variam também de um ponto a outro. Este tipo é também chamado de