timbuktu
Já o consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência.
Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exerce nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade contemporânea.
Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental. Pessoas compram compulsivamente coisas que elas não irão usar ou que não têm utilidade para elas, apenas para atender à vontade/fissura de comprar. Assim, a sociedade contemporânea, consciente dos impactos do consumo excessivo tem o desafio de resistir ao supérfluo para não sair e comprar o mundo.
Tem pessoas que compram por impulso, outras porque não podem ficar de fora de uma promoção, e há aquelas que consomem pelo simples desejo de se sentirem inseridas na sociedade. Ao contrário do que parece óbvio, os impulsos que levam à compra estão além do próprio produto em si, envolvendo sentimentos e sensações que permeiam o nosso consciente e subconscientes. A ciência que estuda esses comportamentos é a Psicologia do Consumo.