Mecanica de Rocha
Flexural- Trata-se de um tipo de tombamento relacionado a colunas de rocha, separadas por descontinuidades com mergulho elevado, bem desenvolvidas, que se quebramna flexão, à medida que se dobram para a frente, (como pode ser visto na imagem 1). Esse tipo de tombamento ocorre com maior frequência em taludes escavacados em rochas sedimentares estratificadas ou metamórficas foliadas.
De blocos: O tombamento de blocos ocorre quando colunas individuais de rocha dura são divididas por juntas ortogonais amplamente espaçadas. As pequenas colunas que formam o pé da talude são empurradas para a frente pelas cargas das colunas alongadas situadas atrás dos blocos. Este deslizamento do pé permite que haja o tombamento em porções superiores da talude (observe a imagem 2).
Flexural de blocos:é um tipo caracterizado por flexão pseudocontínua ao longo de colunas divididas por inúmeras juntas ortogonais. De maneira diferente da ruptura flexural de colunas contínuas, o tombamento das colunas, nesse caso, é resultado dos deslocamentos que estão acumulados nas juntas ortogonais. Por conta do grande número de pequenos movimentos nesse tipo de tombamento, existem menos trincas de extensãodo que na ruptura flexural.(Ver imagem 3)
Tipos secundários de tombamentos: Uma série de movimentos em que o tombamento ocorre apenas em porções do talude, como resultado de um outro movimento, como por exemplo, os deslizamentos resultantes de escavação no pé do talude, tanto por agentes naturais quanto pelo homem. Isso é mostrado na figura 4.