Mecanica das Rochas
Departamento de Engenharia
Disciplina: Mecânica de Rochas Aplicada à Mineração
Relatório de Análises de Estabilidade de Taludes
Trabalho Elaborado pelos Alunos:
Professora:
Belo Horizonte, 06 de setembro de 2013.
Objetivo
O presente relatório tem como objetivo demonstrar os resultados das analises de estabilidade em taludes que apresentam descontinuidades. Estas analises foram realizadas utilizando softwares da Rocscience.
Descrição do procedimento
Foi disponibilizado um arquivo com diversas atitudes (Direção e Mergulho) de famílias de descontinuidades. Estes dados foram importados para o programa Dips, com a finalidade de obter áreas com concentrações de descontinuidades (Imagem 1).
Imagem 1: Projeção representativa de descontinuidades. Fonte: Programa Dips.
Na sequencia, observou-se 3 pontos onde ocorreram os maiores percentuais de descontinuidades, conforme mostra a imagem 1 (9,00 ~ 10,00%). Nestes pontos foram gerados planos (Imagem 2), totalizando 5 planos em cada conjunto de descontinuidades.
Imagem 2: Projeção estereográfica dos conjuntos de descontinuidades. Fonte: Programa Swedge.
Com os dados obtidos realizou-se uma analise determinística, esta gerou fatores de segurança para determinados mergulhos, utilizando as seguintes premissas:
Ângulo de talude (Direção do Talude): 60° e 80°;
Densidade do material: 3,4 (t/m³);
Altura do talude: 400 m;
Sem influência de tensões;
Usaram-se mergulhos de taludes e direção de crista variando de 60° em 60°.
A partir desta analise, encontrou-se um mergulho que gerou o menor fator de segurança, neste caso considerado critico, para efeito de cálculos necessários a analise probabilística.
Este fator de segurança crítico, foi identificado no mergulho 180°, do conjunto de descontinuidades 1 e 2. Foi necessário calcular média das atitudes dos planos gerados anteriormente, variância, desvio padrão, valores mínimos e máximos, para obterem-se os dados