mecanica de fluidos
A mecânica dos fluidos é a parte da mecânica aplicada que se dedica à análise do comportamento físico dos líquidos e gases Tanto em equilíbrio quanto em movimento.
Porque estudar mecânica dos fluidos?
O conhecimento e a compreensão dos princípios básicos e dos conceitos da mecânica dos fluidos são essenciais para a análise de qualquer sistema no qual um fluido é o meio operante. Por exemplo:
Estudos de modelos para determinar as forças aerodinâmicas actuando sobre edifícios e estruturas e os campos de escoamento em torno deles.
Esforços sobre superfícies em planos e curvas. Barragens, túneis etc.
Projecto de todos os tipos de máquinas de fluxo, incluindo bombas, ventiladores, compressores, turbinas etc.
A mecânica dos fluidos é o ramo da mecânica que estuda o comportamento físico dos fluidos e suas propriedades. Os aspectos teóricos e práticos da mecânica dos fluidos são de fundamental importância para a solução de diversos problemas encontrados habitualmente na engenharia, sendo suas principais aplicações destinadas ao estudo de escoamentos de líquidos e gases, máquinas hidráulicas, aplicações de pneumática e hidráulica industrial, sistemas de ventilação e ar condicionado além de diversas aplicações na área de aerodinâmica voltada para a indústria aeroespacial. O estudo da mecânica dos fluidos é dividido basicamente em dois ramos, a estática dos fluidos e a dinâmica dos fluidos. A estática dos fluidos trata das propriedades e leis físicas que regem o comportamento dos fluidos livre da acção de forças externas, ou seja, nesta situação o fluido se encontra em repouso ou então com deslocamento em velocidade constante, já a dinâmica dos fluidos é responsável pelo estudo e comportamento dos fluidos em regime de movimento acelerado no qual se faz presente a acção de forças externas responsáveis pelo transporte de massa.
Dessa forma, pode-se perceber que o estudo da mecânica dos fluidos está relacionado a muitos processos