mec solos
MECÂNICA DOS SOLOS
PERMEABILIDADE, FLUXO
UNIDIMENSIONAL E TENSÕES DE
PERCOLAÇÃO
Profª JACIARA DUARTE
2014
• Gradiente crítico: Na figura onde se tem fluxo ascendente considere que a carga h aumente progressivamente. A tensão irá diminuir até o instante que se torne nula. As partículas não transmitem forças através dos pontos de contato. A ação do peso dos grãos contrapõe-se a ação do arraste por atrito da água que percola.
• Como a resistência das areias é proporcional a tensão efetiva, a areia perde completamente sua resistência e fica num estado definido como areia movediça.
• Gradiente crítico
Para se conhecer o gradiente que provoca o estado de areia movediça, pode-se determinar o valor que conduz a tensão efetiva a zero. Esse gradiente é denominado de Gradiente crítico, Seu valor é da ordem 1, pois o peso específico submerso dos solos é da ordem do peso especifico da água.
O estado de areia movediça só ocorre quando o gradiente atua de baixo para cima. No sentido contrário, quando maior o gradiente maior a tensão efetiva.
Não existem argilas movediças, pois argilas apresentam consistência.
Dificilmente ocorrem areia grossas e pedregulhos movediços, as vazões correspondentes ao gradiente crítico seriam muito elevadas.
Areia movediça é situação típica de areias finas.
Cortinas de estacas–pranchas: são estruturas de contenção constituídas por estacas-pranchas adjacentes, que são cravadas no terreno e que possuem engates laterais que permitem a conexão entre elas e a formação de uma cortina. As estacas são comumente de aço ou de concreto, podendo ser usados elementos de madeira em obras provisórias.
i ≥ icrit instabilidade hidráulica i < icrit estabilidade hidráulica
• Instabilidade Hidráulica
- Erosão regressiva – Solos não coesivos
- Levantamento do fundo – Solos coesivos.
Erosão Regressiva
• Areias homogêneas, raramente ocorrem na natureza.
Depósitos naturais apresentam