construção civil
Anderson Berft
Novo Hamburgo, 7 de novembro de 2014
DEFINIR
QUEIMA é o estágio em que a argila endurece, fazendo com que tenha mais resistência á danos externos. O processo de aquecimento refere-se á mexer em partes químicas da argila e de mais materiais que podem ser aquecidos. Cada material tem a temperatura certa para ser aquecido e ser endurecido na medida certa. Em resumo, o aquecimento e a secagem faz com que as partículas sem unam, formando assim mais resistência ao objeto.
ENGOBE é o nome que se da para a camada anterior ao esmalte, evitando a descolagem do esmalte e outros materiais. O engobe permite o “acabamento” em cima do material cerâmico evitando perdas e diminuindo danos.
TARDÓZé a parte de “baixo” da cerâmica responsável por aderir melhor a argamassa e outros colantes. Evitando descolamentos e outros problemas.
BISCOITO nada mais é que a cerâmica sem nenhum tipo de acabamento, cerâmica pura, argila moldada.
ESMALTEé o acabamento que vai após o engobe, existem diversos tipos de esmaltes que diferenciam os tipos de cerâmica e sua beleza. Variando o tipo de esmalte e o acabamento que tiver, o preço da peça tende a ficar mais caro.
TEMPO EM ABERTOé o tempo em que a argamassa precisa sem o mínimo movimento, para secagem total da água e endurecimento junto ao tardoz. Cada fabricante estipula um tempo de secagem para ter uma melhor colagem da peça.
TIPOS DE ARGAMASSA
LOCAIS PARA APLICAR
RESTRIÇÕES
DE USO
AC-1
Interiores (comum)
Não tem bom isolamento (saunas, estufas)
AC-2
Externo/Interno
Piscinas, saunas
AC-3
Ext/Interno/Piscinas/Saunas
-
AC-3E
Ext/Interno
Piscinas, saunas
http://www.bimbon.com.br/arquitetura/qual_a_diferenca_entre_argamassas_entenda_os_4_tipos