MEC Eduardo Turba De Paula
DESENVOLVIMENTO DE UM VEÍCULO PARA OPERAÇÃO EM
CONSIÇÕES FORA DE ESTRADA
Aluno: Eduardo Turba de Paula
Orientador: José Alberto dos Reis Parise
Introdução
Foi feito um estudo dos fatores para projeto da geometria de suspensão e direção do veículo, juntamente com o desenvolvimento dos componentes mecânicos vitais ao bom funcionamento deste. Tendo sempre em vista o meio de ação do veículo, todos estes fatores estão relacionados de forma que cada elemento deve ser otimizado para melhorar tanto suas características particulares quanto sistemáticas.
Objetivos
Desenvolver uma suspensão atuante o suficiente para que consiga corrigir com exatidão as imperfeições do solo de trabalho, porém firme o bastante para que evite a rolagem de carroceria quando percorrendo um raio de curvatura acentuado ou desvios simultâneos de trajetória. Paralelamente, elaborar um sistema de direção que realize a mudança de trajetória desejada sem alterar as características da suspensão.
Metodologia
A fim de que um veículo possua um comportamento dinâmico adequado, é imprescindível que haja um projeto de suspensão e direção coerentes com as circunstâncias de trabalho, embora os procedimentos para se chegar a esta geometria sejam os mesmos independentemente do meio. Nem sempre os valores encontrados são aplicáveis devido a restrições de regulamento.
Uma das filosofias mais utilizadas atualmente para se iniciar um projeto veicular é a
“outboard to inboard”, literalmente, “de fora para dentro”. Ou seja, sempre devemos iniciar um projeto tendo como ponto de partida os extremos do veículo, para em seguida migrar em direção ao interior do veículo. Tal filosofia é imperativa em competições de alto nível já que a escolha de pneus adequados é essencial para um bom desempenho nas pistas. Em nosso projeto foram escolhidos pneus MAXXIS 24-8-12 de uso misto (80% terra, 20% asfalto).
Definidos quais serão os pneus a serem utilizados, devemos decidir qual será a roda e