"Me tornando professora na Baixada Fluminense"
Projeto NEPE
Título:”Me tornando professora na Baixada Fluminense”
Objetivo:
Meu nome é Alexina Rodrigues, tenho 43 anos e sou professora da rede Municipal de Nova Iguaçu há 17 anos, posso afirmar que minha experiência na área educacional enquanto profissional é ampla, pois já fui professora de sala de leitura, professora regente, secretaria escolar; diretora adjunta e atualmente sou auxiliar administrativo em minha matrícula e estou com uma dobra de carga horária como professora regente de turmas do 6ºano de escolaridade.
Sempre trabalhei aqui no município de Nova Iguaçu, porém sempre muita curiosa de estar sabendo como funcionava as outras redes de ensino através de meus amigos e também através de jornais, revistas etc. Enfim sempre busco estar informada. E sempre que vinham as informações sempre notei o total desânimo por parte dos professores quanto a várias questões, inclusive quanto ao descomprometimento da família em relação ao aluno e o alto nível de violência nas salas de aulas, enfim nas escolas.
Isso começou a me provocar uma inquietude, de saber o porquê destes acontecimentos e como a sociedade no geral vê a situação da violência nas escolas, de que forma podemos buscar soluções para este problema que vem ganhando dimensões tão grandes nas pesquisas.
Um fato ocorreu em minha escola que aumentou ainda mais meu interesse pelo assunto que vou relatar agora: Foi matriculado um aluno na Unidade Escolar no período em que eu fui Diretora de uns treze anos de idade no 6ºano de escolaridade, e desde o inicio ele se mostrou descompromissado com os