ME Biologia Celular
Assim como as discussões sobre a descoberta da célula, e a conclusão que ela é a unidade básica da vida demorou muito tempo, outras discussões que demoram anos de pesquisas e intensos debates, foram sobre a constituição da membrana plasmática. Os primeiros relatos sobre a membrana vêm de OVERTON 1895 no qual o cientista estudou mais de 500 tipos de reações de compostos químicos em contato com a célula.
Até que a partir de muitas pesquisas, desenvolvimento do microscópio eletrônico, ou seja, com melhores técnicas de estudo a membrana plasmática pode ser visualizada na década de 1950 e então em 1972 foi pelos os cientistas Singer e Nicolson que propuseram O modelo do mosaico fluido, que é uma representação esquemática da membrana plasmática, no qual proteínas estão mergulhadas em uma dupla camada de lipídios tiram a conclusão que a membrana plasmática é formada por duas camadas fosfolipidica.
Conceito
É uma película delgada e elástica que envolve todas as células, revestindo-as e separando-as do meio externo, realizando a contenção do citoplasma e controlando o intercâmbio de substâncias entre a célula e o meio extracelular. Ou seja, é uma “porta” seletiva que a célula usa para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz e que devem ser enviadas para o exterior. Quimicamente essa membrana é lipoprotéica, formada principalmente por fosfolipídios e proteínas, nos animais também o colesterol. Funciona como uma barreira seletiva facilitando ou dificultando a entrada de substâncias que interessam à célula.
Membrana plasmática x Parede celular Não confundir a membrana celular com a parede celular. A parede celular ela encontrada nas bactérias e cianobactérias, nos fungos e nos vegetais onde tem as funções proteção mecânica da célula e também mantem as células na sua devida forma.