McDOnalds
A marca MCDONALD’S tornou-se sinónimo de alimentação rápida, ou como os americanos preferem referir, Fast Food. A maior rede deste tipo de alimentação é um dos símbolos do capitalismo e do estilo de vida americano no mundo. Contestada. Odiada. Alvo de inúmeros protestos. Nada disso parece abalar seu domínio no mundo. A marca tornou-se tão conhecida que a prestigiosa revista The Economist utiliza seu principal sanduíche, o Big Mac, para fazer comparações do poder de compra entre os países. A MCDONALD’S pode até desaparecer algum dia, mas a sua cultura estará implantada para sempre no mundo.
A McDonald’s é uma empresa responsável por uma rede internacional de lanchonetes, cuja atividade é conhecida como fast food, sendo a segunda maior rede do mundo na área citada, ficando atrás apenas da rede Subway. A expressão também se refere à marca desta empresa, a qual a ultrapassa e revela-se inserida na cultura de massas contemporânea. A rede foi fundada em abril de 1955, em Illinois, nos Estados Unidos. Entre 1955 e 1993, as suas 14 mil lojas venderam 80 bilhões de sanduíches. Juntamente às marcas como a coca-cola a McDonald's é considerado um dos mais disseminados símbolos do capitalismo internacional. O produto mais famoso é a sanduíche conhecido como Big Mac.
1.1 História Cronológica
A história da transformação do MCDONALD’S na maior rede de alimentação rápida do mundo iniciou em 1937 quando os irmãos Richard (Dick) e Maurice (Mac) McDonald decidiram abrir um simples restaurante no sistema Drive-In na cidade de Arcádia, estado da Califórnia, para vender cachorro-quente. Mais tarde, em 1940, mudaram-se para a cidade de San Bernardino, também na Califórnia, onde abriram um restaurante onde os garçons em cima de patins entregavam o pedido do cliente no carro, com o nome de MCDONALD’S BAR-B-Q.
Em 1948, depois de constatar que a maioria do dinheiro que adquiriam resultava da venda de hambúrguer, os irmãos reformaram totalmente o