Mccallum e swift
Daniel C. McCallum segmentou sua ferrovia em áreas geográficas e cada área foi entregue a um superintendente responsável por cada operação dentro desta área, onde McCallum coordenava e dava as diretrizes para as operações. Desenhando linhas do topo da estrutura para os superintendentes de cada área e daí para os subordinados abaixo e assim por diante, assim foi desenvolvido o que chamamos hoje de organograma.
Gustavus Swift colocou ordem e eficiência por meio de controle de etapas e centralização de sistema de distribuição nos principais pontos, como nas grandes cidades. Swift criou divisões em cima de funções diferentes e não em divisão territorial, hoje em dia chamamos esta divisão de “setorização ou departamentalização” onde cada setor/divisão tem um gerente responsável.
A principal semelhança entre as duas estruturas comentadas acima é que as tem o objetivo de mostrar algo parecido como um mapa operacional da empresa. A diferença entre eles é que no desenho deste mapa operacional, um está dividido por operações baseadas em território, e o outro está dividido por setores de operação independente da divisão territorial.
2. Dê exemplos de organizações que, atualmente, usem as estruturas criadas por McCallum e Swift ou uma combinação delas.
Empresas de linha de extração de recursos naturais como, por exemplo, empresas do ramo de extração de minério que são empresas onde toda a sua estrutura organizacional, tanto da linha administrativa quanto da linha operacional são dividas por setores, ou seja, são “departamentalizadas”, onde cada é responsável por uma determinada atividade e tem um líder responsável. Toda essa divisão de estrutura organizacional é organizada através de organogramas divididos basicamente por departamento, área e hierarquia.
Temos como exemplo de empresa com esse tipo de estrutura