Apostila TGA
PARTE I
Histórias e Conceitos:
A Administração e suas Perspectivas
CONSOLIDAÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO.
A pergunta sempre surge: como foram construídas as teorias administrativas?
O conhecimento administrativo foi sendo paulatinamente construído e consolidado ao longo do tempo através de observação e análise critica da experiência prática (empirismo) e da metodologia científica, a saber:
1. Análise crítica da experiência empírica: desde a criação das primeiras organizações, um admirável acervo de conhecimentos vem sendo gerado e refinado ao longo do tempo através de um processo de seleção natural. Idéias princípios e praticas que se mostram mais úteis e eficazes permanecem enquanto aqueles que produzem menos resultados são abandonados. Daí chamados os modismos da administração Muitas contribuições teóricas – como as de Taylor, Fayol, Barnard, Welch e outros – foram oferecidas por dirigentes, executivos ou praticantes de administração.
2. Metodologia científica: constitui uma maneira sistemática de aquisição e tratamento da informação, e a pesquisa e a experimentação constitui seus principais fundamentos. Na administração a metodologia científica é a mesma que é aplicada as outras ciências. Muda apenas o objeto do estudo. O método científico pode ser aplicado através de:
a. Experiência ou experimento: consiste em medir as conseqüências de alguma alteração (efeito) exercida em uma dada situação. Em outras palavras, medir conseqüências a partir dos efeitos. A famosa experiência de Hawthorne (que estudaremos adiante), que provocou a o surgimento da Escola das Relações Humanas, que queria medir o efeito da iluminação na produtividade em uma linha de montagem de uma fábrica americana. Para tanto comparou os resultados da produtividade de dois grupos: um grupo experimental sujeito às alterações de iluminação e um grupo de controle no qual nenhuma alteração era feito. Com isso pôde-se comparar as