MC Donalts
O presente trabalho busca demonstrar a importância do processo de gestão de custos dentro do processo produtivo dentro das empresas e a relevância de um orçamento de produção bem elaborado, devido a grande e crescente competividade do mercado global. Este instrumento de gestão expressa de forma quantitativa e formal os planos elaborados para fins de atingir resultados pretendidos, normalmente em curto prazo.
Orçamento de produção é o planejamento dos recursos necessários ao atendimento das vendas atuais e a disponibilização de estoques suficientes para as vendas futuras.
O orçamento de produção contempla os recursos necessários ao atendimento das vendas atuais e a disponibilização de estoques adequados ao nível de atividades em que a companhia espera que irá operar.
Neste aspecto, é imprescindível que as empresas tenham um bom controle de estoque, de forma que possam fazer um planejamento de quanto deverão produzir de forma que não faltem produtos para entrega de seus clientes e que não sobre produtos em estoque, além de que um planejamento de vendas deve andar junto com as estimativas de produção.
É necessário, portanto determinar os estoques inicial e final do ano. O nível de produção pode ser calculado como base na equação do fluxo de custos, também conhecida como fórmula básica dos estoques.
Estoque inicial + Entradas – saídas = Estoque final.
Preparados os orçamentos de vendas e de produção e coordenados os esforços das equipes de vendas e produção, é extrema importância que as empresas elaborem um orçamento de custos, de forma a evidenciar quanto gastará para obter o produto final e estabelecer metas de custos, obtendo-se uma estimativa de qual será o retorno que o produto trará para a empresa.
De nada adianta a empresa ser eficiente na produção e o produto não ter resultado econômico para a organização. Os principais custos a serem levados em consideração, devem ser os materiais diretos, a mão de obra direta e os custos