DST’s
Hoje em dia um dos grandes problemas na sociedade são as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), nas páginas a seguir vamos conhecer profundamente as mais comuns dessas doenças.
O que são doenças sexualmente transmissíveis (DST’s)?
As DST’s são doenças transmitidas por meio da relação sexual, seja de homem com mulher, homem com homem ou mulher com mulher. Em geral, a pessoa infectada transmite a DST para seus parceiros, principalmente quando acontece penetração.
Ao contrário do que muita gente pensa, as DST’s são doenças graves que podem causar disfunções sexuais, esterilidade, aborto, nascimento de bebês prematuros com problemas de saúde, deficiência física ou mental, alguns tipos de câncer e até a morte. Uma pessoa com DST também tem mais chance de pegar outras DST, inclusive a aids.
Quem pode pegar uma doença sexualmente transmissível?
Quem tem relações sexuais sem camisinha;
Quem tem parceiro que mantém relações sexuais com outras pessoas sem camisinha;
Pessoas que usam drogas injetáveis e compartilham seringas;
Pessoas que têm parceiros que usem drogas injetáveis, compartilhando seringas;
Pessoas que recebem transfusão de sangue não testado;
Qualquer um - casado, solteiro, jovem, adulto, rico ou pobre - pode pegar DST.
Quais os principais sinais?
Feridas (úlceras): aparecem nos órgãos genitais ou em qualquer parte do corpo. Podem doer ou não.
Corrimentos: aparecem no homem e na mulher no canal da uretra, vagina ou ânus. Podem ser esbranquiçados, esverdeados ou amarelados como pus. Alguns têm cheiro forte e ruim. Tem gente que sente dor ao urinar ou durante a relação sexual. Nas mulheres, quando o corrimento é pouco, só é visto em exames ginecológicos.
Verrugas: são como caroços; pode parecer uma couve-flor quando a doença está em estágio avançado. Em geral não dói, mas pode ocorrer irritação ou coceiras.
Quais os principais sintomas?
Ardência ou coceira: mais sentidas ao urinar ou nas relações sexuais. Há pessoas que