MBA - Módulo OAE (teste 1)
2o MBA EM GESTÃO DE EMPRESAS
ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
(TESTE ESCRITO INDIVIDUAL COM CONSULTA)
Nome: Nuno Vasco Rodrigues Manhengane
QUESTÕES:
1. “Mais importante do que utilizar todas as ferramentas e técnicas de gestão desenvolvidas até ao presente para suportar uma dada decisão empresarial, o mais relevante será escolher, em cada momento, aquelas que mais facilmente ajudarão as pessoas envolvidas nesse processo a sentirem-se confortáveis com a tomada de decisão proposta.”
Comentário:
As empresas são organizações que, invariavelmente, possuem um activo muitíssimo importante que são os recursos humanos.
Enquanto seres humanos, todos os dias tomamos decisões e todas elas irão influenciar no nosso futuro. E não restam dúvidas que a coisa mais certa em relação ao futuro é a incerteza.
Por mais moderna e bem equipada que a organização seja, ela de pouco valerá se não houver toda uma cadeia de valores que permita à organização tomar decisões com vista ao alcance dos objectivos e à criação de valor económico (social, cultural, emocional ou outro), tendo em conta os mais variados factores, desde os endógenos aos exógenos.
As decisões têm significado apenas no contexto dos objectivos. Se não houver um objectivo a ser alcançado, não terá interesse nenhum qualquer que seja a decisão a tomar. Nas empresas, as decisões têm de ser tomadas em função dos seus objectivos estratégicos: crescer, diversificar, internacionalizar ou inovar são os alvos que condicionam as decisões de gestão.
Geralmente, o processo de tomada de decisões passa por duas fases distintas:
1ª - Análise dos de um ou mais eventuais problemas. Através da análise causa-efeito, é possível identificar e visualizar claramente os factores que causam os problemas. A correcta análise do problema é meio caminho andado para a sua resolução. Uma análise incorrecta acarreta desperdício de recursos.
2ª - Os