Desenvolvimento Sustentável
Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.
O desenvolvimento sustentável é necessário, tendo em vista que nossos recursos naturais são finitos e esse modo sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
Aqui no Brasil assim como nos outros países emergentes, a questão do desenvolvimento sustentável tem caminhado de forma lenta. Embora haja um despertar da consciência ambiental no país, muitas empresas ainda buscam somente o lucro, deixando de lado as questões ambientais e sociais. Ainda é grande no Brasil o desmatamento de florestas e uso de combustíveis fósseis. Embora a reciclagem do lixo tenha aumentado nos últimos anos, ainda é muito comum a existência de lixões ao ar livre. A poluição do ar, de rios e solo ainda são problemas ambientais comuns em nosso país.
Tomando como exemplo o caso da Usina de Belo Monte, outras medidas poderiam ter sido tomadas afim de buscar opções de energia limpa. Sendo que a Construção de uma nova Usina Hidrelétrica gera impactos negativos antes mesmo do início da sua obra, pois, põe em risco a vida dos povos indígenas e das populações tradicionais, ameaça a biodiversidade e os ecossistemas sem contar que nesse e em muitos outros casos os trabalhadores das grandes empreiteiras que fazem usinas hidrelétricas são terceirizados, vindos de outras empresas pequenas com sedes em outros Estados do Brasil. Essas empresas já treinaram seus funcionários que são removidos para onde estão as obras, a mão de obra necessária não qualificada local é pouca e é utilizada durante a fase de desmatamento, são serviços temporários de curta duração, algumas empresas terceirizadas acabam admitindo pessoal sem registro em