custos
FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE
CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANDERSON ANTÔNIO PENSO - 5660121589
JOÃO ROBERTO JUSTINIANO DE SOUZA – 6892523984
MAIRA REGINA BATISTA - 4251856098
OSNI LUIZ BATISTA JUNIOR - 1299161907
PRICILA NATALIA DA SILVA - 3721667706
SILVANA PRADO - 4203730181
ATPS
CONTABILIDADE DE CUSTOS
PF. IVO LUIZ
Joinville – SC setembro/2014 INTRODUÇÃO:
A Contabilidade de Custos, nasceu da contabilidade financeira, quando da necessidade de avaliar estoques na indústria, tarefa essa que era fácil na empresa típica da era do mercantilismo. Seus princípios derivam dessa finalidade primeira e, por isso, nem sempre conseguem atender completamente a suas outras duas mais recentes tarefas: controle e decisão. Mais contemporaneamente foram criados técnicas e métodos específicos, dada a atual necessidade das empresas, devido a seus elaborados processos de produção.
Custo e Despesa não são iguais, eles tem sentido próprio, ou seja, custo é tudo o que é gasto ou utilizado na produção, e despesa é tudo o que for gasto ou utilizado fora da produção.
Conceito – custos diretos e indiretos – dizem respeito ao relacionamento entre o custo e o produto feito: os primeiros são fácil, objetiva e diretamente apropriáveis ao produto feito, e os indiretos precisam de esquemas especiais para a alocação, tais como bases de rateio, estimativas, etc. Custos fixos e variáveis são uma classificação que não levam em consideração o produto, e sim o relacionamento entre o valor total do custo num período e o volume de produção. Fixos são os que num período tem seu montante fixado não em função de oscilações na atividade, e variáveis os que tem seu valor determinado em função dessa oscilação.
CONCLUSÃO:
O esquema básico da Contabilidade de Custos consiste, em a) separação de custos e despesas, b) apropriação dos custos diretos aos produtos, e c) apropriação mediante rateio dos custos