Maçã
Reino: Plantae
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Subfamília: Maloideae
Gênero: Malus
Espécie: domestica, sieversii, entre outras.
País de Origem (Região): A árvore é originária da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem, Malus sieversii, ainda é encontrado atualmente.
Curiosidades: A maçã, cientificamente falando não é realmente um fruto, e sim um pseudofruto (falso fruto).
Em 2010, o genoma da fruta foi descodificado, levando a uma nova compreensão no controle de doenças e na reprodução seletiva durante a produção de maçã.
Características: A macieira é uma frutífera típica de clima temperado, com pequena exigência de frio, apresentando-se apta para produzir satisfatoriamente em condições de inverno brando. A árvore chega a 10 metros de altura. Possui tronco de casca parda, lisa e copa arredondada. As flores são brancas ou róseas, e aromáticas.
Fruto globoso com uma profunda depressão no ponto de inserção da haste, que o prende aos ramos.
De coloração vermelha ou verde, pode apresentar pequenas manchas esverdeadas ou amareladas.
Cultivo e Reprodução: É um dos frutos de árvore mais cultivados, e o mais conhecido dos muitos membros do gênero Malus que são usados pelos seres humanos.
As maçãs são cultivadas há milhares de anos na Ásia e Europa, foram trazidas para a América do Norte pelos colonizadores europeus.
Há mais de 7 500 espécies e variedades de maçãs. As diferentes espécies encontram-se em climas temperados e subtropicais, já que macieiras não florescem em áreas tropicais, pois necessitam de um número considerável de horas de frio, que é variável em função da variedade cultivada. As variedades da família da Gala, por exemplo, necessitam de um inverno com cerca de 700 horas de frio (temperatura abaixo de 7,2 °C) para terem o rendimento ideal na colheita.
Por se tratar de cultura perene e de polinização cruzada,