Maçonaria em portugal
Débora Raquel Gomes Concha PTAL3 nº7
Índice
Introdução……………………………………………………………………………pag.3
Maçonaria primitiva……………………………………………………………pag.4
Maçonaria Operativa………………………………………………………….pag.5
Maçonaria e a Sociedade…………………………………………………..pag.6
Iluminismo…………………………………………………………………………….pag.7
Maçonaria em Portugal………………………………………………………pag.8
Conclusão………………………………………………………………………………pag.11
Bibliografia…………………………………………………………………………..pag.12
Introdução
O meu objectivo neste trabalho é falar sobre a maçonaria em Portugal.
Vou falar das origens da maçonaria bem como o iluminismo pois em certos aspectos são bastante comuns. Espero ser o mais clara e objectiva no decorrer deste trabalho.
Maçonaria Primitiva
A Maçonaria Primitiva, ou "Pré-Maçonaria",é o período que abrange todo o conhecimento herdado do passado mais antigo da humanidade até o advento da Maçonaria Operativa. Há quem busque nas primeiras civilizações a origem iniciática. Outras buscam no ocultismo, na magia e nas crendices primitivas a origem do sistema filosófico e doutrinário. Tantas são as controvérsias, que surgiram variadas correntes dentro da maçonaria. A origem mais aceita, segundo a maioria dos historiadores, é que a Maçonaria Moderna descende dos antigos construtores de igrejas e catedrais, corporações formadas sob a influência da Igreja na Idade Média.
É evidente que a falta de documentos e registos dignos de crédito, envolve a maçonaria numa penumbra histórica, o que faz com que os fantasistas, talvez pensando em engrandece-la, inventem as histórias sobre os primórdios de sua existência. Há aqueles que ensinam que ela teve início na Mesopotâmia, outros confundem os movimentos religiosos do Egipto e dos Caldeus como sendo trabalhos maçónicos. Há escritores que afirmam ser o Templo de Salomão o berço da Maçonaria.
O que existe de verdade é que a Maçonaria adopta princípios e conteúdos filosóficos milenares, que foram adoptados por instituições como as "Guildas" (na