maycon
ENGENHARIA CIVIL
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
ACADÊMICO(S): Maycon Fritzen RA11658.14 Wilian Fernandes RA 11474.14 Wilson Morais RA 11573.14
TURMA:1 B NOTURNO PROFESSOR: Lilian Tupan
MARINGÁ
2014
1. RESUMO: Este trabalho tem como objetivos o estudo do movimento retilíneo uniformemente acelerado de um corpo que se desloca em um trilho de ar, onde, com base na teoria do Movimento Retilíneo Uniforme são observadas as grandezas Velocidade, Massa, Força e Tempo.
2. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: O Movimento Retilíneo uniformemente variado (MRUV), tem sido apontado como um dos conteúdos que os alunos encontram um maior grau de dificuldade durante seus estudos. Matthews apud Macedo (2010) afirma que a forma e o contexto histórico em que tal assunto são construídos numa aprendizagem completamente mecânica sem nenhuma ancoragem experimental, têm sua parcela de culpa nisso. Assim, o experimento relativo a este relatório auxilia de maneira prática no melhor entendimento sobre os movimentos retilíneos uniformemente variado. Os movimentos que têm como característica a velocidade constante são denominados Movimento Retilíneo Uniformemente (MRU) e aqueles que têm como características a aceleração constante recebem a denominação de Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRU) [1] As grandezas físicas vetoriais, deslocamento, velocidade e aceleração, têm a mesma direção do movimento, facilitando a análise das relações entre as grandezas.
No ensino médio [2], os alunos devem ter aprendido que a equação horária do MRUV é dada pela expressão
X = Xo + Vo . t + a . t² / 2 (1)
Onde a constante Vo é a velocidade inicial (no instante de tempo t = 0) e a aceleração “a” é uma constante. Então é fácil obter a velocidade.
V = dx/dt = d/dt [Xo + Vo . t + 0,5 . a . t²] = Vo + a . t (2)
E verificar que a aceleração é dada pela constante a, a = dv/dt = d/dt [Vo +