RISCOS
De uma forma generalizada, o mercado financeiro pode ser definido como a probabilidade de perda em razão de uma exposição ao mercado. Podem ocorrer perdas devido diversos eventos,principalmente pelas variações de taxas de juros e nos preços de mercado.
É necessário adotar medidas para minimizar os riscos, para que a organização atinja seus objetivos , é essencial uma eficiente gestão de riscos pois dessa forma é possível identificar a exposição da empresa ao risco e identificar seus aspectos mais frágeis, imunizar o capital da empresa e minimizar as perdas financeiras.
Existem três conceitos importantes sobre investimento no mercado financeiro, que são retorno, incerteza e risco, sendo assim o retorno pode ser entendido como apreciação de capital no fim do investimento, existem incertezas associadas ao retorno que efetivamente são obtidos ao final do período de investimento. É a medida numérica dessa incerteza pode ser chamado de risco.
1. Assimetria de informações e o mercado financeiro
Assimetria de informações ocorre no mercado financeiro, quando os fornecedores de recursos não podem acessar todas as informações necessárias do tomador e quando não se dispõe de condições adequadas para acompanhar o uso destes recursos. Quando não existe uma adequada avaliação da operação, o aplicador incorre em riscos mais elevados.
O intermediário entre os agentes com recursos em excesso e aqueles que apresentam escassez de capital para investimento é o mercado financeiro, se a intermediação não for bem executada , a economia se ressente, comprometendo seu crescimento e geração de riqueza.
Dois problemas criados pela assimetria de informação para o mercado financeiro:
Risco moral
Refere á possibilidade de o tomador de recursos, após a transação efetuada, alterar sua capacidade revelada de pagamento por mudanças inapropriadas m seu comportamento. Moral é explicado pela assimetria de informações, na qual uma parte sabe de informações desconhecidas pela