maximarketing
MAXIMARKETING
TÍTULO DO ORIGINAL: MAXIMARKETING
AUTOR: STAN RAPP & TOM COLLINS
EDITORA: MCGRAW-HILL - 1987
Prefácio
As vendas através de pedidos por correspondência eliminam o intermediário. (....) "As regras, técnicas, métodos e hipóteses que formaram o alicerce do marketing conhecido podem não ser mais confiáveis" (Jeffrey Hallet, da Trend Response and Analysis.) (....) De todas as mundanças, certamente a mais revolucionária é a habilidade de estocar no computador informação sobre os principais compradores em potencial e consumidores e, assim, criar um database que torne seu mercado exclusivo. (....) O marketing de nicho repartiu os mercados em grupos cada vez menores de consumidores - cada grupo com necessidades e vontades específicas a serem satisfeitas.
CAPÍTULO 1 - Problemas e Dasafios no Mercado Atual
As redes de televisão, que pareciam tão eternas e indestrutíveis quanto as grandes pirâmides, estão começando a perder muito de sua audiência. (...)Os espectadores estão omitindo os comerciais durante o playback, em seus vidiocassetes. (....) Mais surpreendente ainda é que os anunciantes estão descobrindo quem são seus consumidores finais - nome, número do telefone, renda familiar, padrão de vida etc. E estão descobrindo as recompensas e a satisfação de servir estas pessoas de acordo com suas necessidades e interesses.
Quando a Coca-Cola "cedeu" ao protesto público e trouxe de volta a velha Coca como a Coca-Cola Clássica, enquanto mantinha a nova Coca, somou ainda um outro segmento ao já extrremamente segmentado mercado de refrigerantes. Agora a companhia possui a nova Coca, a Coca-Cola Clássica, a Coca dietética, a Tab, a Coca de Cafeína, a Fresca, a Coca Cherry - e quem sabe o que está por vir? [ Os autores, devo lembrar, são profissionais de propaganda. Como tal, quanto mais marcas a anunciar, melhor. Pela apoio que dão à afirmação que vem a seguir, podemos ver que sãso ferrenhos defensores da marca "guarda-chuva", sob o qual