Max weber
O sociólogo Alemão Maximillian Weber nasceu em Erfurt, 21 de Abril de 1864 e faleceu em Munique, 14 de Junho de 1920. Foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia.
Começou sua carreira acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim e, posteriormente, trabalhou na Universidade Albert Ludwigs, de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Mônaco. Personagem influente na política alemã da época foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
A Contribuição Sociológica de Max Weber
Se para Durkheim o fato social era o objeto de estudo da Sociologia, Para Weber o objeto de estudo da sociologia se constituía na ação social (ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la causalmente).
A ação social por sua vez, significa uma ação que, quanto ao seu sentido visado pelo agente ou os agentes, se refere ao comportamento de outro, orientando por este em seu curso.
A ação social pode ser:
• Referentes a fins – por expectativas quanto ao comportamento de outras pessoas, utilizando essas expectativas como condições ou meios para alcançar determinados objetivos.
• Referente a valores – orientada pela crença consciente no valor ético, religioso.
• De modo afetivo emocional – por afetos ou estado emocionais
• De modo tradicional – por costume arraigado
Por conta dessa preocupação explicativa sobre a ação social, Max Weber é considerado o criado de uma sociologia conhecida como sociologia compreensiva, ou seja, uma sociologia que busca compreender as motivações individuais que impulsionam determinadas ações sociais.
Outros Conceitos Fundamentais
Relação Social – Comportamento reciprocamente referido quando ao seu conteúdo de sentido por uma pluralidade de agentes e que se orienta por essa referência.
A relação social denomina-se