Dpaschoal
A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatoria para a maioria das empresas.
Ressaltamos, entretanto, que a contabilidade nao deve ser feita visando basicamente atender ás exigências do governo, mas o que é muito mais importante, auxiliar as pessoas a tomarem decisões.
Todas as movimentações possiveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entregar aos interessados em conhecer a situaçãoda empresa. (Marion, 2008 p26).
2. Objetivo
O objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração e seu objetivo é o fornecimento de informações econômicas, para vários usuários, como: investidores, fornecedores, bancos, governo, sindicatos, funcionários. (Almeida 2002)
3. Conceito Balanço Patrimonail
Segundo Mairon (2008, p.51), É a princinpal demonstração contábil. Reflete a posição financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano de um périodo prefixado. É como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de uma só vez todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data.
4. Análise de liquidez
Os índices de liquidez permitem verificar, através de cálculos e interpretações, a capacidade de solvência da empresa licitante, ou seja, permitem saber a base financeira da empresa, se possui condições para arcar com suas despesas.
Os índices de liquidez, de acordo com Matarazzo (1998, p. 169):
São índices que a partir, do confronto dos Ativos Circulantes com as Dívidas, procuram medir quão sólida é a base