Max weber
Ensino Médio
1°A
Trabalho
De Filosofia Hipócrates, Demócritose Sócrates.
Nome: Fernanda Carolina Sousa Moura N°11 Data: 30/03/2013
Sumário
1.0 Hipócrates .................................... 2.1 Obra ................................... 2.0 Democrático ................................ 3.2 Obra .................................. 3.0 Sócrates ...................................... 4.3 Pensamentos .................... 4.0 Conclusão ................................... 5.0 Biografia .....................................
1.0 Hipócrates
Nascido em Cós por volta de 460 a.C. e faleceu em Tessália por volta de 377 a. C.
Hipócrates é considerado uma das figuras mais importantes da história da saúde e também considerado o "pai da medicina".
Hipócrates era filho de uma familia que por muitas gerações veio exercendo e praticando os cuidados em saúde, buscando a cura dos doentes, portanto era um "asclepíade" (referência ao deus Asclepio).
Hipócrates preocupou-se em descrever situações clínicas em suas obras, pelas quais pode diagnosticar doenças como a malária, papeira, pneumonia e tuberculose.
Para este estudioso grego, algumas epideias estavam relacionadas com fatores climáticos, raciais e dietéticos assim como do meio onde as pessoas viviam (o meio ambiente).
Na sua obra Aforismos, muitos comentários de sua autoria ainda são válidos.
As descrições feitas sobre anatomia são claras assim como sobre instrumentos de dissecação do corpo. As descrições sobre procedimentos práticos do médico são muito bem colocados.
Hipócrates foi líder da "Escola de Cós".
Os resquícios de suas obras são testemunhas da rejeição da supertição e das práticas mágicas da "saúde" primitiva, pois procurava direcionar os conhecimentos sobre a saúde e as doênças por caminhos científicos.
Também fundamentou a sua prática (forma de compreender o organismo humano incluindo a personalidade na teoria dos quatro