Max Weber
Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia. Ele nasceu na cidade de Erfurt, na Alemanha em 21 de abril de 1864.
Suas principais obras são:
A Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903)
Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921)
Estudos de Metodologia (1922)
Política como vocação
2) Cite, reflita e comente no mínimo 5 conceitos delineados por Max Weber.
-Weber achava que o catolicismo tradicional poderia ser um fator impeditivo para o desenvolvimento e prosperidade econômica de países que praticavam aquela religião. Isso se devia ao fato do ideário católico pregar a condenação do lucro. Já a religião protestante possuía maior identificação com a produção de riquezas, justamente, por valorizar o mérito pessoal e o trabalho como meios de valorização espiritual.
-Para Weber, o capitalismo teria sido impulsionado por uma mudança comportamental provocada pela Reforma Luterana do século 16.
-Para Weber, o principal projeto da sociologia é a captação da relação de sentido no comportamento humano, o qual seria a chave para o entendimento das ações sociais.
Seu pensamento parte do princípio de que não é viável esperar conseguir explicações para fatos sociais através de relações de causa e efeito (tais procedimentos são típicos das ciências naturais), sendo que a sociologia deve procurar abordar os fatos como carregados de sentido e essencialmente atrelados a outros acontecimentos da realidade.
-Weber também é conhecido pelo seu estudo da burocratização da sociedade. No seu trabalho, Weber delineia a famosa descrição da burocratização como uma mudança da organização baseada em valores e ação. O resultado, segundo