Max Weber
Seus maiores trabalhos foram nas áreas da Racionalização e Sociologia da Religião e Governo, mas também contribuiu para o campo da economia. Sua obra mais famosa é a “Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, que deu início ao seu estudo religioso. Na obra ele fala que a religião foi um dos motivos para os diferentes caminhos que o desenvolvimento tomou no Ocidente e o Oriente.
Para ele, os protestantes se deram bem na vida pois não acreditavam que apenas rezar, realizar rituais, participar da igreja garantiria um lugar no céu, e passaram a trabalhar mais para conseguir este objetivo, ao contrário dos católicos.
Morreu de pneumonia, em Munique, 14 de junho de 1920.
Objeto de estudo para Max Weber
Para Weber o objeto de estudo da sociologia se constituía na ação social. Para ele a Sociologia significa: uma ciência que pretende compreender interpretativamente aação social e assim explicá-las causalmente em seu curo e em seus efeitos. Por ação entende-se, neste caso, um comportamento humano (...) sempre na medida em que o agente ou os agentes se relacionem com um sentido subjetivo.