Max Weber
Maximilian Karl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920)e morreu aos (56 anos) na Alemanha.
Foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia moderna. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber.
É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia. Começou sua carreira acadêmica em uma Universidade em Berlin . Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Filho de um público e político liberal;e de uma calvinista moderada. Max foi o primeiro de sete filhos, incluindo seu irmão Alfred Weber, quatro anos mais jovem, também sociólogo, mas, sobretudo, um economista, que também desenvolveu uma importante sociologia da cultura.
Em 1889 obteve doutorado em Direito e em 1891 a tese de habilitação, ambos com escritos da história do direito e da economia. Entre 1897, ano em que seu pai morreu, e 1901 sofreu de uma aguda depressão, de modo que do final de 1898 ao final de 1902 não poderia realizar atividades regulares de ensino ou científicas.
Curado, no Outono de 1903 renunciou ao cargo de professor e aceitou uma posição como diretor-associado do recém-nascido Arquivos de Ciências Sociais e Política Social, nesta revista publicaram em duas partes, em 1904 e 1905, o artigo-chave A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
Durante a Primeira Guerra Mundial, serviu como diretor de hospitais militares de Heidelberg.
Weber publicou um escrito intitulado "Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva", primeiro esboço de seu método sociológico. Ele continuou a trabalhar sua visão de sociologia durante os próximos anos em escrito encomendado para uma ampla coleção de textos econômicos e que, por esta razão, recebeu o nome de "Economia e Sociedade". Weber trabalhou neste volume até o final de sua vida, mas ele