max weber
Para Weber, os homens individuais são participantes do modo como fazem historia, envolvem na sua experiência social parte de si mesmos, embora também tenham relação com a dominação exercida pelo Estado e pelas associações. Weber vai centrar suas análises no sujeito, partindo da ideia de que o individuo é o elemento primordial para compreender a realidade social. Essa análise passa pelo comportamento dos indivíduos. Ele afirma que a sociologia é uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social e para as explicações de suas causas e efeitos. É o sentido que os homens estabelecem em suas ações que fundamenta a ordem social.
As normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam nos indivíduos sob a forma de uma motivação. Ou seja, cada ação é realizada por algum motivo.
A ação social é a conduta do agente que está orientada pela conduta do outro, pela expectativa que você possui sobre o que espera que o outro faça. Na relação social, a conduta de cada qual entre múltiplos agentes envolvidos orienta-se por um conteúdo de sentido compartilhado de ambas as partes. Por mais individual que seja a ação, ela será sempre de caráter coletivo e social, pois a ação ocorre segundo a expectativa do outro.
Tipos de ação: Ação racional com relação a fins: Para atingir um objetivo previamente definido, lança-se mão de meios necessários ou adequados, ambos combinados e avaliados tão