Max weber
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica a respeito do teórico Max Weber, um dos pais da Sociologia.
Além da vida do teórico, há a definição de Sociedade, a criação de três abordagens, os principais livros escritos, a definição de Economia e Sociedade, a diferença entre a Ética Protestante e Capitalismo, os tipos de autoridade e poder, etc.
MAX WEBER
Vida
Maximilian Carl Emil Weber, conhecido como Max Weber, nasceu dia 21 de abril de 1864 em Erfurt, na Alemanha e morreu dia 14 de junho de 1920 em Munique, também na Alemanha. É considerado um dos pais a sociologia moderna e tinha como ocupação ser jurista, economista e sociólogo.
Vindo de uma família da alta classe média, Weber recebeu grande estímulo intelectual. Filho de um conhecido advogado teve desde cedo uma orientação na direção das humanidades. Teve uma boa educação secundária em línguas, história e literatura clássica. Começou o ensino superior em Heidelberg, em 1882, dando continuidade em Göttingen e Berlim, onde se dedicou ao mesmo tempo à economia, história, filosofia e direito. Depois de formado trabalhou na Universidade de Berlim e também servia como assessor do governo. Casou-se em 1893 e no ano seguinte virou professor na Universidade de Freiburg lecionando economia, e em 1896 se transferiu para a Universidade de Heidelberg. Dois anos depois sofreu sérias perturbações nervosas que o fizeram deixar os trabalhos docentes. Voltou à atividade em 1903 como co-diretor do Arquivo de Ciências Sociais. Desde então Weber lecionou apenas aulas particulares, com exceção às conferências que fez nas Universidades de Viena e Munique nos anos que precederam sua morte causada por uma pneumonia aguda.
A Sociedade Segundo Weber
Para ele a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto de ações individuais, que são todas as ações feitas por um indivíduo