Max Weber
Teve como objeto de pesquisa a analise estrutural politica alemã .
Para ele , estado é uma relação de homens dominando homens , e essa relação é mantida por meio de violência legítima . Ele é uma comunidade humana que pretende com êxito o monopólio do uso legitimo da força física de um determinado território.
O estado devem possuir representantes soberanos , para governarem o mesmo , então a sociedade devia eleger os governantes através de votação . E depois que o governante já está eleito , ele deve formar o seu gabinete .
- Explicar o que são, para ele: dominação tradicional, dominação carismática e dominação legal.
Dominação Tradicional : presta – se a obediência a pessoa por espeito a autoridade é pura e simplesmente suportada pela existência de uma fidelidade tradicional ; o governante é o senhor ou patriarca , os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor .
Dominação Carismática : a autoridade é suportada graças a uma devoção afetiva por parte dos dominados , a obediencia de uma pessoa nessa dominação é devido as qualidades pessoais e não apresenta nenhum procedimento ordenado para nomeaçãoe substituição.
Dominação Legal :qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente . Tem a burocracia como tipo mais puro desta dominação ; essa dominação é estável pois é baseada em normas que são criadas e modificadas em estatuto sancionado , ou seja o poder da autoridade é legalmente assegurado .
- Explicar o conceito de Burocracia de Weber (o que é), como se manifestaria no Estado, e seus lados bons e ruins.
A burocracia é uma organização eficiente por excelência e para oconseguir esta eficiência a burocracia detalha antecipadamente como as coisas devem acontecer .
Para Weber também é uma forma de dominação legítima e é um processo inevitável e crescente .
Ela se manisfesta no estado , escolhendo meios mais eficientes para implementação das metas ,