Atividades para férias
• Pega rabinho- cada aluno receberá um pedaço de tira de tecido, e colocará no cós da calça como se fosse um rabinho, o objetivo é pegar o rabinho do colega, e ao mesmo tempo proteger o seu, mas sem colocar as mão os esconde-lo, vence o último jogador permanecerá com o rabinho.
• Morto-vivo
• Salto à distancia faz uma marcação no chão com giz, e o aluno terá que saltar a partir daquela marcação até o mais longe que ela conseguir. Vence o aluno que saltar mais distante.
• TÚNEL - Jogam duas equipes com número de participantes iguais. Cada equipe formará um túnel, onde os participantes ficam um atrás do outro com as pernas abertas. É uma espécie de corrida. No “Já” do mestre, o último de cada fila deve passar por debaixo do túnel e ir para a frente. Depois, o último faz a mesma coisa. Desse jeito, o túnel de pessoas irá se distanciando para frente cada vez mais. Ganha o túnel que cruzar a linha de chegada primeiro.
• MINHOCA - É uma corrida de ida e volta, mas os participantes, ao invés de correrem, rolam pelo chão. Ganha quem chegar primeiro.
ARREMESSO DE BAMBOLÊ
Tipo arremesso de argolas, mas com bambolê. Uma pessoa será a vítima e ficará a 5 metros dos jogadores. Faz 1 ponto quem conseguir encaixar o bambolê na pessoa primeiro. Ganha quem tiver mais pontos.
MINHA GELÉIA: faz-se uma roda, onde o mestre inicia a brincadeira se apresentando EX. ”o meu nome é José e minha geleia mexe assim ...” quando o mestre disser ‘assim’ terá que fazer algum movimento. Em seguido todos da roda repetem o que o mestre faz e então é a vez do seguinte.
MINHA TOCA: Numa turma de 12 crianças, coloca-se 11 bambolês numa determinada distancia dos alunos, sempre um bambolê a menos, varia de acordo com a numero de alunos. 12 coelhos, 11 tocas, ao sinal do mestre todos os coelhos correm para a sua toca, aquele que ficar sem toca, aguarda a próxima rodada. E cada rodada, tira-se um bambolê.
GARRAFA MÁGICA – Faz-se um