Mauro
Teorias:
A) Heartland: Halford J. Mackinder defendia a tese de que o controle dos mares não mais representava a chave do poderio das nações marítimas. As grandes mudanças tecnológicas no fim do séc. XIX e no começo do séc. XX, como o desenvolvimento de motores a combustão e grandes ferrovias transcontinentais, propiciaram uma maior mobilidade terrestre dentro das grandes massas territoriais. Mackinder denominou a zona territorial que a abrange a Europa e a Ásia de Eurásia ou Ilha Mundial. A partir desse ponto a preocupação passou a ser uma provável aliança militar entre Alemanha e Rússia, que ameaçava o equilíbrio de forças no continente Europeu e Asiático. A preocupação com a Rússia se baseava na sua massa terrestre continua que, além de ir da Europa Oriental até o Extremo Oriente, é rica em minerais estratégicos e energia. Com a Alemanha a preocupação era o uso desses minerais e recursos na sua potente indústria em beneficio do desenvolvimento e da manutenção do poder militar.
B) Rimland: Defendida por Nicholas J. Spykman retrata que, embora os Estados Unidos tenham uma posição geográfica favorável, é inevitavelmente ameaçado devido ao desenvolvimento dos poderios terrestres, aéreos e navais de outras nações. Spykman defendia uma política externa intervencionista onde era indispensável aos Estados Unidos ultrapassar os limites de suas fronteiras geográficas. Os resultados dessa política foi o desenvolvimento do poder aero naval e a criação de várias linhas de defesa situadas em bases navais por boa parte do hemisfério norte.
C) Geoestratégia: Fornece Recomendações políticas precisas para o governo de uma Nação com base em sua situação geográfica e nas decisões políticas de outros