Matéria escura e expansão do universo
A palestra explica de que maneira o grupo de astrofísicos que ganharam o prêmio Nobel: Saul Permutter e Adam Riess e Brian Schmidt, descobriram que o universo está em expansão e ao contrário do que sempre foi acreditado essa expansão é acelerada, e também fala sobre o importante papel das estrelas supernovas para poder verificar a taxa de aceleração, e explica o que é energia escura e qual sua finalidade.
A Descoberta da expansão do universo foi feita pelo astrônomo Edwin Powell Hubble, essa descoberta foi muito importante, por isso teve seu nome dado ao telescópio espacial Hubble.
Hubble mediu distância à galáxias e a velocidade em que as galáxias se afastavam de nós, ele descobriu fazendo um gráfico que a distância e velocidade são proporcionais, essa ficou conhecida como a lei de hubble v=Hd
A lei de hubble prova que o universo se expande, usa-se a analogia do bolo de passas, onde cada passa é uma galáxia, quando o “bolo” vai ao forno e se expande a distância entre cada passa vai aumentar.
Para descobrir a velocidade, dividimos a distância pelo tempo, onde o tempo é o tempo de expansão do bolo. Logo vemos que a velocidade é proporcional à distância.
A expansão se dá de que forma, a expansão seria eterna? Para isso era preciso medir a taxa de expansão, e era necessário ter indicadores de distâncias confiáveis, que podem ser observados com grandes distâncias, para isso foram utilizadas as estrelas supernovas.
As supernovas são estrelas de dez vezes ou mais a massa do sol, e tão pequenas quanto a terra, que no final de sua vida explodem e ficam milhões de vezes mais brilhantes do que são na verdade o que facilita sua visualização, a explosão de uma supernova é um evento raro, que ocorre a cada 50 anos na Via Láctea.
Observando as estrelas o grupo de astrofísicos que ganharam o prêmio Nobel Saul Permutter e Adam Riess e Brian Schmidt, determinar a taxa de desaceleração do universo.
Os