Matématica
Ponto Novo
Março de 2014.
A matemática está presente em todos os níveis da educação escolar, tem grande importância em várias outras áreas do conhecimento, como instrumento, e faz parte do nosso cotidiano na forma de noções como porcentagens, estáticas, juros etc. (Romulo Campos)
[...] Materacia não se refere apenas a habilidades matemáticas, mas também à competência de interpretar e agir numa situação social e politica estruturada pela matemática. [...] (Pag. 16)
[...] Ubiratan D’Ambrosio (1994),, usando uma formulação mais incisiva, enfatiza que a matemática é parte de nossas estruturas tecnológicas militares, econômicas e politicas, e, como tal, um recurso tano para maravilhas como para horrores(cf. também D’ Ambrosio 1998 e Skovsmose 2000) [...] (Pag.16- 17)
[...] Quando os alunos assumem o processo de exploração e explicação, o cenário para investigação passa a constituir um novo ambiente de aprendizagem. No cenário para investigação, os alunos são responsáveis pelo processo (Pag. 21)
[...] O professor tem o papel de orientar. Novas discursões baseadas em investigação sempre surgem; [...] (Pag. 30)
[...] Alguns exercícios podem provocar atividades de resolução de problemas, as quais poderiam se transformar em genuínas investigação matemáticas. Propor problemas significa um passo adiante em direção aos cenários para investigação, embora atividades de formulação de problemas possam ser muito diferentes de um trabalho de projeto. [...] (Pag. 30)
[...] Muitos estudos em educação matemática têm revelado um quadro desolador sobre o que acontece na sala de aula tradicional. [...] (Pag. 30)
[...] Uma diferenciação entre a tradição da matemática escolar e a tradição da matemática escolar e a tradição da matemática investigativa tem sido sugerida por Richard (1991), o que está em consonância com a matriz. O exercício é parte do que define a tradição da