Psicologia do Esporte
A Psicologia do Esporte é uma área que vem ganhando maior visibilidade e importância dentro da preparação de atletas de alto rendimento. Está sendo dada ênfase cada vez maior à melhora das dimensões física, técnica e tática e existem cada vez mais recursos disponíveis para que os atletas cheguem às competições muito bem preparados. Essa configuração, porém, pode aumentar a pressão interna e externa pela busca do resultado, contribuindo para que o fator psicológico possa ser determinante no desempenho final. O campeão será aquele que conseguir aplicar suas habilidades no lugar certo, na hora certa e com maior destreza, empregando as potencialidades desenvolvidas nos treinamentos no momento da competição, buscando controlar os fatores que podem interferir na performance.
Dessa forma, no esporte de alto nível, o trabalho psicológico terá como objetivo contribuir para o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar dos praticantes em treinos e competições, dando condições ao atleta para lidar com as situações que podem interferir no seu rendimento esportivo e intervindo com os demais participantes desse contexto (treinadores, outros atletas, comissão técnica, entre outros) quando necessário.
Uma das habilidades psicológicas necessárias para um atleta de alto rendimento é a capacidade de concentração, já que esse indivíduo está exposto a diversos fatores que podem tirar sua atenção, tanto em treinos quanto em competições. Nos treinamentos, alguns atletas têm dificuldade para deixar questões pessoais e familiares fora da pista, assim como questões de relacionamento interpessoal entre os próprios companheiros de treino. Nesse caso, a falta de concentração pode contribuir para que o exercício seja executado de forma automática, sem a atenção necessária, pelo fato dos pensamentos estarem direcionados para essas questões externas.
Essa situação pode se tornar um fator de risco ao contribuir para o