Trabalho de Fenômenos de trasporte
Fluidos são substâncias que são capazes de escoar e cujo volume toma a forma de seu recipiente. Quando em equilíbrio, os fluidos não suportam forças tangenciais ou cisalhantes. Todos os fluidos possuem um certo grau de compressibilidade e oferecem pequenas resistência à mudança de forma.
Os fluidos podem ser divididos em líquidos e gases. A principal diferença entre eles são: ( a ) os líquidos são praticamente incompressíveis, ao passo que os gases são compressíveis e muitas vezes devem ser assim tratados e ( b ) os líquidos ocupam volumes definidos e tem superfícies livres ao passo que uma dada massa de gás expande-se até ocupar todas as parte do recipiente
Classificação dos fluidos.
Os fluidos podem ser classificados como newtonianos ou não-newtonianos. No fluido newtoniano existe uma relação linear entre o valor da tensão de cisalhamento aplicada e a velocidade de deformação resultante [μ, fator de proporcionalidade é constante na equação da força]. No fluido não-newtoniano existe uma relação não linear entre a tesão de cisalhamento aplicada e a velocidade de deformação angular. Um plástico ideal tem uma tesão de escoamento definida e uma relação linear constante de τ sobre du/dy. Uma substância pseudoplástica, como a tinta de impressão, tem uma viscosidade que depende da deformação angular anterior da substância e tem a tendência de endurecer quando em repouso. Gases e líquidos finos tendem a ser fluidos newtonianos, enquanto que, hidrocarbonetos de longas cadeias podem ser não-newtonianos.
2 - Efetue as conversões de unidades necessárias:
a) 10 cm em m
b) 2x10-3 m em mm
c) 10-12 km2 em cm2
d) 5x103 cm3 em m3
e) 200 cm3 em litro
f) 3,2x105 g em kg
g)20 min em h e em s
h) 10 kgf em N e em dina
i) 2,4x103 Pa em atm e em mmHg
j) 35 J em kWh, em cvh e em kcal
k) 3W em kW e em cv
l) 1,3 pol em pé e em mm
m) 2 kg em lb