matématica e a segurança do trabalho
Vejamos:
A primeira impressão é a de que não será possível estabelecer uma relação entre estas duas realidades aparentemente tão distantes: matemática e segurança em geral, até mesmo a segurança do trabalho.
Mas este distanciamento é aparente e a relação entre a Matemática e a Segurança é bem real, baseando-se em laços muito fortes. Com uma linguagem simples procuremos então áreas da segurança onde a Matemática se faz sentir.
Dos sistemas de informação com que somos confrontados diariamente, existe pelos menos um que faz parte do nosso quotidiano: a utilização dos meios automáticos de pagamento. Os cartões de débito que utilizamos possuem um código de segurança inicial que é fornecido, no momento da sua produção, por um computador que utiliza um algoritmo de geração de números que são criados sem uma regra aparente e que vulgarmente são conhecidos como números criados ao acaso.
O mesmo se passa com a utilização dos sistemas de banco eletrônico, onde, com o objetivo de aumentar a segurança das transacções, o cliente utiliza códigos de segurança baseados em chaves de números geradas de forma aleatória.
Ainda no domínio dos sistemas de informação, um dos fatores críticos na comunicação de dados entre países, embaixadas, forças armadas, empresas financeiras, etc., é a segurança associada a essas transmissões. Esta segurança deve garantir a confidencialidade, a integridade, a autenticação e o não repúdio dos dados transmitidos. Para tal, a criptografia (ramo da Matemática) produz métodos e algoritmos que visam a segurança das mensagens a transmitir e a receber. Mas não é só no
Um dos fatores primordiais para a segurança de bens e pessoas, através da determinação antecipada de riscos associados a tempestades, inundações, vagas de calor, etc, são as previsões meteorológicas. Um dos instrumentos essenciais para a previsão a curto, médio e/ou longo prazo dos valores das variáveis atmosféricas (temperatura, pressão