maturidade
A palavra “maturidade” é um substantivo abstrato, que nomeia uma condição de aptidão para um fim. Uma coisa que tem essa condição está madura, pronta, e a que não a desenvolveu suficientemente tem um índice ou grau de maturidade.
Dentro de uma visão psicológica, diz-se o ser humano maturo aquele que tem uma grande experiência de vida e uma visão melhor dessa no seu sentido filosófico. Uma pessoa que passa por derivados estágios, segundo Piaget que tem que passar, para atingir a fase de maturação, ou seja; o ser humano está sempre em transformação passando por várias experiências assimilando e acomodando cada uma de acordo com suas necessidades. A maturação, nesse sentido, pode ocorrer após ou durante uma crise psicológica, desencadeada, geralmente, por algum evento importante na vida do indivíduo.
É um processo essencial no desenvolvimento individual. A maturação controla o crescimento físico e o tempo de aparecimento de atividades motoras como os reflexos de arranhar, engatinhar, etc. É o desenvolvimento do organismo como ou na função do tempo referente à transformação neurofisiológicas e bioquímicas que tem desde o começo da vida até a morte.
É visto que um indivíduo que alcançou a maturidade é uma pessoa independente tanto pelo lado financeiro quanto no familiar. O ajustamento profissional, por exemplo, é visto como um pulo para a maturidade, a partir do trabalho esse indivíduo vai adquirir experiências significativas para a sua vida, como, saber se relacionar com pessoas de diferentes personalidades e criar um ambiente saudável socialmente. Essas experiências podem ser adquiridas também com o casamento, paternidade ou maternidade, mas é claro que são experiências distintas umas das outras.
O fator mudança também tem uma grande contribuição na maturidade. As mudanças implicam a necessidade de se adaptar a elas, e quanto mais rapidamente se produzem tanto mais difícil será a adaptação. Durante os últimos anos da infância a vida