Matrizes e vetores
- Matrizes e vetores
Na linguagem C e especialmente em estrutura de dados, as matrizes são mais comumente utilizadas em vetores unidimensionais, que são matrizes de uma única dimensão.
O tipo comumente é um inteiro por ser tratar de valores numéricos a maioria das matrizes. E o tamanho representa a quantidade de elementos que esta matriz irá conter, no caso de ponteiro o tamanho inicial não é definido e deverá ser alocado o espaço que se deseja. É importante dizer que na linguagem c as matrizes começam pelo índice 0 que guarda o primeiro elemento da matriz.
- Modularização
A ausência de uma metodologia para a construção de programas conduzia a programas geralmente cheios de erros e com altos custos de desenvolvimento que, conseqüentemente, exigiam custos elevados para a sua correção e manutenção futuras.
A modularização é um processo que aborda os aspectos da decomposição de algoritmos em módulos.
Módulo é um grupo de comandos, constituindo um trecho do algoritmo, com uma função bem definida e o mais independente possível em relação ao resto do algoritmo.Todo módulo é constituído por uma seqüência de comandos que operam sobre um conjunto de objetos, que podem ser globais ou locais
- Funções: passagem de parâmetros
A linguagem de programação C permite que os parâmetros sejam passados para as funções de duas maneiras, por valor e por referência. Na passagem por valor, como o próprio nome diz, uma expressão pode ser utilizada na chamada. O valor da expressão é calculada, e o valor resultante é passado para a execução da função. Na passagem por referência, o endereço de uma variável deve ser passado na chamada da função. Dessa forma, a função pode modificar a variável diretamente, o que em geral não é recomendável, mas há situações onde esse recurso é necessário, por exemplo, para a criação de funções que devolvem mais de um valor.